Museu promove Ciclo de Leitura com obras de Saramago
O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio estará realizando neste sábado, dia 14, a partir das 20h, mais um ciclo de leitura. O homenageado desta vez será o escritor lusitano José Saramago, falecido em 18 de junho deste ano, exatamente doze anos depois de se tornar o primeiro literário de língua portuguesa a receber um Prêmio Nobel de Literatura.
Saramago era um autor prolífico. Além de romances, publicou diários, contos, peças teatrais, crônicas e poemas. Em 1980, alcança notoriedade com o livro “Levantado do Chão”. Em 1991, publica “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, livro censurado pelo governo português. O fato leva Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde viveu até sua morte.
Entre seus outros livros estão os romances O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Ensaio sobre a Cegueira (1995, adaptado para o cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles), Todos os Nomes (1997) e O Homem Duplicado (2002). Deve-se citar também a peça teatral In Nomine Dei (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote (1994-7).
Em janeiro de 2010, Saramago relançou o livro A Jangada de Pedra, que teve toda a renda da edição revertida para as vítimas do terremoto no Haiti. Primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, Saramago faleceu aos 87 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário