As operadoras de TV a cabo de Tamoios não estão mais na clandestinidade
Durante algum tempo as empresas que transmitiam sinal de TV a cabo, que não tinham conseguido concessão através da Anatel, eram consideradas ilegais. Depois da fundação da Associação dos Antenistas do Rio de Janeiro, que hoje tem mais de 30 associados, devido à grande pressão exercida pela associação, a lei foi modificada.
Com a mudança na legislação agora a concessão para o funcionamento de TV a Cabo é ilimitada e não tem mais licitação com um custo altíssimo. Anteriormente só poderia existir uma concessão de TV a cabo por município e teria que ser realizada uma licitação, com preço que variava de 300 mil até mais de um milhão. Hoje tem apenas um custo administrativo e não existe nenhum limite territorial, podendo ser por bairro e até por rua.
Sendo assim, não existe nenhuma proibição legal para o funcionamento dessas distribuidoras de sinal de TV por cabo, apenas uma perseguição muito grande baseada numa legislação anterior.
“Desde o ano 2000 não saia mais concessão de TV a Cabo pela Anatel, tendo em vista a nova legislação, solicitamos autorização a Anatel, juntando toda a documentação necessária e agora recebemos uma carta resposta aceitando nosso cadastramento. Ainda não é a concessão, mas é um bom andamento para quer saia essa autorga”, comentaram os diretores da Gabisat.
A recepção das emissoras de TV aberta em Tamoios é muito ruim chegando em UHF e além disso, grande parte da população não tem condições de pagar a mensalidade altíssima das operadoras de sinal já estabelecidas. As pessoas acabam sendo tolhidas da informação fornecida pelos meios de comunicação e se não fosse o serviço dos antenistas não teriam como acessar essas informações.
“Somos uma empresa legalizada, pagando todos nossos impostos, e inclusive tivemos que alterar nossa razão social, que era de TV Comunitária para Serviço de TV a Cabo e Telecomunicações Gerais, uma exigência da Anatel para nos adequarmos a nova legislação, saindo da clandestinidade”, disseram os diretores.
A Gabisat está funcionando normalmente, no mesmo endereço e no mesmo telefone. Quem desejar os seus serviços, basta entrar em contato.
FONTE: JORNAL TAMOIOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário