21 de janeiro de 2010
ABAJUR LILÁS -TEATRO POPULR EM RIO DAS OSTRAS
Peça “Abajur Lilás”, de Plínio Marcos, sobe ao palco do Teatro Popular esse final de semana
Espetáculo proibido por 21 anos pela ditadura militar mostra um universo de miséria e exploração
Nos últimos finais de semana do mês de janeiro o Teatro Popular de Rio das Ostras apresenta uma das mais premiadas e censuradas peças do poeta e dramaturgo Plínio Marcos, “Abajur Lilás”. Em cartaz do dia 22 ao 24 e do dia 29 ao 31,sempre às 21 horas, a montagem trata da relação de poder entre o dono de um bordel e três prostitutas que ali moram e trabalham.
Proibida pela ditadura militar durante 21 anos, a peça mostra um universo de miséria e exploração. Plínio Marcos expõe as entranhas de um poder ilegítimo e opressor em clara alusão à situação política e social da época em que o texto foi escrito.
No elenco estão atores atuantes na cidade, incluindo ex-alunos do Centro de Formação Artística de Rio das Ostras, da Fundação de Cultura da cidade, dirigidos por Vivaldo Franco.
Autor - Ícone do chamado Teatro Maldito, Plínio Marcos foi um dos autores mais premiados e combatidos do cenário teatral brasileiro dos últimos 50 anos. Proibido pela censura da ditadura por mais de 20 anos, perseguido política e artisticamente, nunca abriu mão de suas convicções e de seu estilo dramatúrgico, recheado de tipos marginais, espelho de uma sociedade machista, autoritária e injusta.
Diretor – Vivaldo Franco iniciou sua carreira artística como ator em 1978, no grupo Tafetá de Teatro Popular, no subúrbio carioca. Bacharel em Artes Cênicas pela UniRio, tem pós-graduação em Teoria da Arte (Uerj). Nestes 31 anos de carreira, dirigiu e produziu mais de 20 espetáculos teatrais. Desde 2006 é professor de Interpretação da Escola de Teatro do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro de Rio das Ostras.
Elenco – Participam da peça os atores Alexandre Domingos, Barbara Saboya, Carla Andrea, Carlos Henrique Pimentel, Diego Carvalho, Eliane Soares, Marcelo Evangelista, Néia Oliveira, Norma Maia e Uriara Maciel.
O Teatro Popular fica na Avenida Amazonas, s/nº - Centro. Dias 12, 13, 14 e 15 deste mês, às 20h. Ingressos a R$20 e R$10 (estudantes e maiores de 65 anos).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário