Jardim Esperança traz os Bois de Parintins para o carnaval
A Escola de Samba Acadêmicos do Jardim Esperança conta na avenida uma parte do rico folclore da Amazônia: a história de luta entre o boi Garantido, de cor vermelha, e o boi Caprichoso, de cor azul, do Festival Folclórico de Parintins. Com o enredo “Parintins! A festa vai começar”, a agremiação mostrará na passarela do samba a importância desta festa para a cultura amazonense e para o Brasil.
A Acadêmicos do Jardim Esperança é uma escola da comunidade e se apresenta em três setores, com um carro alegórico e oito alas. O abre-alas, que será a face dos bois caprichoso e garantido, mostrará a história do enredo, como: a chegada dos soldados à região; os índios Parintins e Tupinambás; e a história da Mãe Catirina e do Pai Francisco.
Além disso, trará cinco destaques que exaltam as belezas da Amazônia, que são: a Floresta Exuberante; a Grande Beleza da Fauna; o Encontro do Rio Negro e Solimões e a Pororoca que representa a união dos dois rios.
O primeiro setor é composto pelas baianas, pela bateria e pela comissão de frente. As primeiras vão representar a Nossa Senhora do Carmo, enquanto que o coração da escola trará o duelo entre os bois. A comissão de frente representará os curandeiros, ou seja, o pajé que faz a ressuscitação do boi. Encerrando o seu desfile, a escola traz duas alas, uma estilizada como boi garantido vermelho e a outra como boi caprichoso azul.
- Estamos muito contentes em poder mostrar na avenida uma parte tão rica do folclore brasileiro. A festa em Parintins todos os anos atrai milhares de pessoas de várias partes do mundo e que saem de lá extasiadas com o que vêem. Nossa intenção é que o mesmo aconteça em Cabo Frio – disse o Carnavalesco da Escola de Samba Acadêmicos do Jardim Esperança Kruel.
No Festival Folclórico de Parintins, durante as três noites de apresentação das agremiações vermelha e azul, os dois bois exploram os temas regionais. Lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos fazem parte das encenações e alegorias da festa amazonense, e que a Acadêmicos do Jardim mostrará na avenida em 2010.
HISTÓRICO
O carnavalesco Célio Antônio Barbosa de Souza, mais conhecido como Kruel, faz, em 2010, seu primeiro carnaval pela escola. Em Cabo Frio, trabalhou durante três anos na Unidos do Jardim Esperança. Atua como artista plástico há mais de 30 anos e é natural do Rio de Janeiro. Em sua cidade foi tetra-campeão com a Escola Unidos de Três Corações, de Nova Iguaçu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário